Mini Guia para Viagens Internacionais
Já pensou o que você vai fazer na férias??
Eu sempre viajo para algum lugar e me preparo com meses de antecedência!
Se você também quer viajar, a primeira coisa que você deve pensar é no destino, pois dependendo do lugar que escolher, vai ter que ir atrás de vários documentos.
Pensando em uma viagem internacional, montei um mini guia para você saber o que vai precisar.
Vamos ver?
1- Passaporte: Para tirar o passaporte você deve acessar o site da Polícia Federal para requerer o documento, pagar a GRU que será gerada no próprio site e agendar uma data para entregar a solicitação e tirar uma foto. Depois disso, você ainda tem que esperar o documento ficar pronto e ir retirar. O prazo varia de acordo com sua cidade.
2- Visto: Depois de escolher o destino, você deve consultar se é preciso emitir um visto para entrada no país. Entre os países mais visitados por nós brasileiros, apenas 6 exigem o visto (Austrália, Angola, Canadá, China, Estados Unidos e Japão), os países da Europa não exigem.
Para tirar o Visto americano, você deve entrar no site do Consulado Americano e responder um formulário enorme, chamado DS-160.
Eles perguntam sobre trabalho, renda, estado civil, se já esteve nos EUA, se tem alguém conhecido por lá, quando pretende ir, com quem pretende ir, onde pretende ficar e por aí vai....
Na hora de responder você deve estar com todos os seus documentos em mãos, pois vai precisar incluir todos os seus dados no formulário.
O questionário é todo em inglês, mas quando você passa o mouse em cima da pergunta ela é traduzida, porém as respostas devem ser todas em inglês.
Se você tem uma noção da língua não é necessário pagar para fazer no despachante. A não ser que você não queira ter trabalho ou não se sinta seguro para fazer! Eu fiz o meu e da minha família toda e não tivemos problemas.
Após responder tudo, você vai inserir uma foto sua, seguindo as recomendações do próprio site.
Feito isso, você acessa o site de agendamento e depois paga a taxa do visto. A taxa pode ser paga através de cartão de crédito ou boleto.
Após, você efetua o seu agendamento para o CASV e a sua entrevista no Consulado ou Embaixada, isso quer dizer que agora você tem que ir duas vezes. Na primeira você só entrega a documentação, tira foto e coleta suas digitais. Na segunda você faz a entrevista e leva mais alguns documentos. Eles te falam na hora se você conseguiu o visto ou não.
Se conseguiu é só esperar seu passaporte chegar em casa pelos correios!!
Para os outros países que precisam de Visto, parece que o processo é menos burocrático, mas como nunca passei pela experiência não posso opinar.
3- Passagem: Com o passaporte e visto na mão é hora de comprar as passagens. Vale a pena pesquisar e por isso é importante a antecedência....Quanto mais tempo você tem até a viagem, mais barato vai pagar na sua passagem.
4- Seguro: Fazer um seguro viagem é super importante!!! Nunca se sabe se você vai precisar. Eu espero que ninguém precise usar, mas é bom ter o seguro caso você tenha problema com as malas e principalmente se houver algum problema de saúde!
Além disso, para entrada nos países europeus é obrigatório ter seguro.
Vale lembrar que alguns cartões de crédito te dão o seguro quando você compra a sua passagem com ele. Vale a pena perguntar antes de fechar o seguro com alguma seguradora.
5- Carro: Dependendo do seu destino, vale a pena alugar um carro (Orlando e Las Vegas, por exemplo). Eu costumo fazer a reserva aqui no Brasil. Você pode escolher por pagar antecipado ou quando pegar o carro.
As locadoras sempre vão insistir para você contratar o seguro, mas antes de contratar veja se o seu cartão de crédito te oferece esse serviço. Assim como o seguro viagem, alguns cartões também lhe dão o seguro do carro, se você pagar o aluguel com ele.
6- Hotel: A escolha do hotel é algo muito pessoal. Por isso aqui vale a dica de reservar com antecedência. Só assim, você garante o melhor preço, além de garantir que ficará em uma boa localização.
Resumidamente, esses são os principais itens que você deve pensar ao se programar para uma viagem, pelo menos na minha opinião...
Com tudo isso resolvido é só começar a pesquisar sobre as atrações da cidade que vai visitar e montar o seu roteiro de acordo com o seu gosto!!
Agora se você não quer ter trabalho em montar roteiro e ir atrás de passagem, hotéis, etc., vale a pena contratar um pacote de viagem. A agência faz tudo isso por você!!!
Espero que essas dicas ajudem vcs!!
Se quiserem mais alguma informação é só deixar aqui nos comentários!!
Se quiserem mais alguma informação é só deixar aqui nos comentários!!
Comentários
Postar um comentário